A importância da Matemática em nossas vidas...
Ela está envolvida em quase tudo. Se pararmos para analisar ela complementa muitas outras disciplinas como ciências, biologia, português, filosofia, etc. Ela é fundamental em nossas vidas e para a sociedade em geral, sem ela não existiria a evolução e a nossa tão comentada tecnologia. A sua presença e utilidade são inquestionáveis, desde atos simples como preparar uma receita, comprar ou vender algo, ou até mesmo ser justo numa distribuição de doces entre amigos, agora falando sério... a matemática esta em nosso cotidiano e quando nos deparamos com situações como estas percebemos que é impossível não conhecer, gostar e praticar a MATEMÁTICA não é mesmo?
E na escola?
Uma excelente forma de trabalhar a matemática na escola é através dos jogos, pois estimula e incentiva a participação de todos os alunos.
Os jogos podem ser trabalhados como recursos didáticos...
Os jogos podem e devem ser trabalhados em sala de aula para incentivar a aprendizagem desta tão temida disciplina, é através dele que podemos desmistificar que a matemática é algo difícil de se compreender.
Afinal a matemática pode ser encarada como um bom desafio e porque não com um jogo?
Os jogos podem ser um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. A aprendizagem por meio de jogos permite que o aluno construa o conhecimento por um processo divertido, assim o professor trabalha com o lúdico, as relações sociais, e o desenvolvimento intelectual e o poder de raciocínio.
"Jogar não é estudar nem trabalhar, porque jogando, o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia (Moura, 1996). "O professor deve estar atento em seu planejamento, para que explore ao máximo todo o potencial de seus alunos através dos jogos e fazer com que o aluno relacione a disciplina com o jogo, introduzindo e preparando para novos conhecimentos que poderão ser trabalhados mais a frente.
'' Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos estudante que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem. '' (Borin, 1996)
Como trabalhar Matemática com jogos?
Através do jogo podemos iniciar questões como contar o tempo, contar os participantes, inserir questões como: Com quantas cartas? Quantos participantes? A direita e esquerda, formas geométricas como círculo, quadrado, triângulo, contar pontos nos dados, etc. É seguindo este caminho que podemos ampliar o repertório dos alunos e valorizar sempre seus conhecimentos prévios.
Através do jogo podemos iniciar questões como contar o tempo, contar os participantes, inserir questões como: Com quantas cartas? Quantos participantes? A direita e esquerda, formas geométricas como círculo, quadrado, triângulo, contar pontos nos dados, etc. É seguindo este caminho que podemos ampliar o repertório dos alunos e valorizar sempre seus conhecimentos prévios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário