Proposta Como trabalhar com a Matemática de forma Lúdica
Tema:
Brincando e aprendendo com os números
Nome
do jogo: Memória números Indo Arábicos.
Classificação: 2º ano
ensino fundamental/ faixa etária 7 / 8 anos.
Número de jogadores:
Mínimo 2 participantes.
Recomendações
de Segurança: Jogo indicado para maiores de 5 anos.
Elementos
materiais: 40 cartas, 1 ampulheta, manual de instruções com as regras
do jogo.
As crianças podem participar da
construção deste jogo, primeiramente devem realizar uma pesquisa dos números
indo arábicos selecionando os símbolos que representam um período e o período
atual, devem imprimir os símbolos em duplas para formar os pares, em nosso caso
utilizamos papel contact para plastificar as cartas, a ampulheta pode ser
comprada ou ser substituída por qualquer outro elemento que possa contar o tempo.
Regras
do jogo: - Distribua as cartas com a face virada sobre a mesa, uma
por uma. Todos os jogadores devem ver as cartas que foram viradas. O jogo
inicia quando o participante vira duas cartas que sendo iguais devem ser
separadas formando pares, caso não sejam iguais torne a colocá-las sobre a mesa
com a face virada. Jogue contra os outros participantes contando com o tempo
estipulado pela a ampulheta. Vence aquele que formar o maior número de pares
dentro do tempo estipulado. O jogo da memória tem como objetivo estimular a
memória, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de observação e
concentração, agilidade, alem de conhecer, identificar figuras iguais e
reconhecer números, desenvolve a localização espacial sendo um importante
instrumento de aprendizagem infantil.
Conceitos estabelecidos:
Seriação: no jogo podem seriar as cartas numa ordem do maior para o
menor e vice e versa.
Classificação: no jogo a criança forma
pares pelas semelhanças ou seja, os mesmos números e símbolos.
Comparação: comparação dos símbolos contidos nas cartas.
Numerais: A
criança é estimulada a contar e associar os numerais aos símbolos.
Quantificação: quantificação das cartas por meio da contagem.
O corpo aprende: Através do jogo a criança irá manipular as cartas fazendo
associações, relacionando os números antigos e atuais, tendo como desafio o
tempo. No jogo podem interagir e socializar se jogarem em duplas ou mais
participantes, um pode transmitir sua experiência ao outro e vice e versa. O
uso das regras e a alegria das descobertas são muito significativos e facilitam
a aprendizagem.
Representações espontâneas: Despertar a curiosidade e interesse em descobrir a grafia
dos números Indo Arábicos.
Proposta
de Atividade após o jogo:
Solicitar
que as crianças coloquem os números indo arábicos em ordem crescente e depois
decrescente.
Observe se as
crianças conseguiram realizar a atividade, alguns precisam de ajuda, outros já pegam
a caixa com as ilustrações dos números e sua sequência.
Em outro aula é possível solicitar que pesquisem um pouco sobre a história da
matemática e os algarismos romanos, e depois que associem aos números indo
arábicos.
Análise do resultado: As
crianças devem sentir-se estimuladas e desafiadas em formar o maior número de pares
dentro do tempo previsto, a competitividade torna-se maior a cada partida. Observe e avalie o desenvolvimento de cada criança.
A seguir algumas imagens de etapas da construção deste Jogo:
Fonte: Este jogo foi desenvolvido por mim e minhas amigas, somos alunas da universidade Anhanguera-Brigadeiro curso de Pedagogia e as imagens pertencem ao trabalho desenvolvido para a semana de Pedagogia 2013.
A seguir algumas imagens de etapas da construção deste Jogo:
Construção das cartas com respectivos símbolos que representam os números indo arábicos atuais e de antigamente. Plastifique as cartas para melhor durabilidade. |
A construção do jogo deve ser estimulada pois é também uma forma de interação entre os alunos. |
Lembre-se as cartas devem ser confeccionadas em pares, ou seja, duas cartas com símbolos iguais. |
Para acomodar as peças do jogo construa ou customize uma caixa. |
Não esqueça de construir e deixar a regra do jogo bem clara. |
Você pode expor e aplicar os jogos construídos em uma feira na escola... Assim como nesta imagem, afinal para jogar não tem idade. |
Fonte: Este jogo foi desenvolvido por mim e minhas amigas, somos alunas da universidade Anhanguera-Brigadeiro curso de Pedagogia e as imagens pertencem ao trabalho desenvolvido para a semana de Pedagogia 2013.
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