quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Proposta  Como trabalhar com a Matemática  de forma Lúdica
Tema: Brincando e aprendendo com os números
Nome do jogo: Memória números Indo Arábicos. 
 

Classificação: 2º ano ensino fundamental/ faixa etária 7 / 8 anos.
Número de jogadores: Mínimo 2 participantes.
Recomendações de Segurança: Jogo indicado para maiores de 5 anos.
 Embalagem: O jogo contém cartas plastificadas acomodadas em uma caixa e uma ampulheta.
Elementos materiais: 40 cartas, 1 ampulheta, manual de instruções com as regras do jogo.
As crianças podem participar da construção deste jogo, primeiramente devem realizar uma pesquisa dos números indo arábicos selecionando os símbolos que representam um período e o período atual, devem imprimir os símbolos em duplas para formar os pares, em nosso caso utilizamos papel contact para plastificar as cartas, a ampulheta pode ser comprada ou ser substituída por qualquer outro elemento que possa contar  o tempo.
 
Regras do jogo: - Distribua as cartas com a face virada sobre a mesa, uma por uma. Todos os jogadores devem ver as cartas que foram viradas. O jogo inicia quando o participante vira duas cartas que sendo iguais devem ser separadas formando pares, caso não sejam iguais torne a colocá-las sobre a mesa com a face virada. Jogue contra os outros participantes contando com o tempo estipulado pela a ampulheta. Vence aquele que formar o maior número de pares dentro do tempo estipulado. O jogo da memória tem como objetivo estimular a memória, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de observação e concentração, agilidade, alem de conhecer, identificar figuras iguais e reconhecer números, desenvolve a localização espacial sendo um importante instrumento de aprendizagem infantil.
Conceitos estabelecidos:
Seriação: no jogo podem seriar as cartas numa ordem do maior para o menor e vice e versa.
Classificação: no jogo a criança forma pares pelas semelhanças ou seja, os mesmos números e símbolos.
Comparação: comparação dos símbolos contidos nas cartas.
 Numerais: A criança é estimulada a contar e associar os numerais aos símbolos.
Quantificação: quantificação das cartas por meio da contagem.
O corpo aprende: Através do jogo a criança irá manipular as cartas fazendo associações, relacionando os números antigos e atuais, tendo como desafio o tempo. No jogo podem interagir e socializar se jogarem em duplas ou mais participantes, um pode transmitir sua experiência ao outro e vice e versa. O uso das regras e a alegria das descobertas são muito significativos e facilitam a aprendizagem.
Representações espontâneas: Despertar a curiosidade e interesse em descobrir a grafia dos números Indo Arábicos.
Proposta de Atividade após o jogo:
Solicitar que as crianças coloquem os números indo arábicos em ordem crescente e depois decrescente.
Observe se as crianças conseguiram realizar a atividade, alguns precisam de ajuda, outros já pegam a caixa com as ilustrações dos números e sua sequência.
Em outro aula é possível solicitar que pesquisem um pouco sobre a história da matemática e os algarismos romanos, e depois que associem aos números indo arábicos.
Análise do resultado:  As crianças devem sentir-se estimuladas e desafiadas em formar o maior número de pares dentro do tempo previsto, a competitividade torna-se maior  a cada partida. Observe e avalie o desenvolvimento de cada criança.


A seguir algumas imagens de etapas da construção deste Jogo:


 Construção das cartas com respectivos símbolos que representam os números indo arábicos atuais e de antigamente. Plastifique as cartas para melhor durabilidade.

A construção do jogo deve ser estimulada pois é também uma forma de interação entre os alunos.

Lembre-se as cartas devem ser confeccionadas em pares, ou seja, duas cartas com símbolos iguais.
Para acomodar as peças do jogo construa ou customize uma caixa. 
Não esqueça de construir e deixar a regra do jogo bem clara.

Você pode expor e aplicar  os jogos construídos em uma feira na escola...
Assim como nesta imagem, afinal para jogar não tem idade.

Fonte: Este jogo foi desenvolvido por mim e minhas amigas, somos alunas da universidade Anhanguera-Brigadeiro curso de Pedagogia e as imagens pertencem ao trabalho desenvolvido para a semana de Pedagogia 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário